Esta semana foi difícil de encerrar, pois estávamos todos tão entusiasmados com os projetos em curso que queríamos prolongar a manhã para a tarde, embora não sabíamos ainda que a tarde iria ser muito produtiva pois havia indícios que o grupo dos projetos dos OVOS estava prestes a cumprir a data de apresentação do seu projeto, que tinham colocado no placar.
Mas primeiro vamos à nossa manhã!
Projeto das mães
Continuamos a registar no nosso PLANO DE ATIVIDADES (PA) as áreas de trabalho onde pretendemos iniciar, continuar ou acabar os nossos projetos, que rapidamente durante o momento do acolhimento delineamos na nossa mente. Este é um bom e saudável exercício de raciocinio que nos ajuda a organizar as nossas ideias, pensar objetivamente para definir metas de aprendizagem, embora as crianças o façam sem ter disto consciencia.
E aqui estamos nós de novo com o nosso suporte de papel sempre perto de nós (projeto), onde estão registadas as nossas intenções para ofertarmos as Mães no seu dia especial.
Esmeramo-nos a pintar, desenhar, escrever, recortar, ao mesmo tempo que vamos experimentando novas tecnicas, aperfeiçoando as nossas habilidades psicomotoras.
E porque nunca estamos sós, numa área de trabalho, mantemo-nos tão concentrados no que estamos a fazer, que nem damos pelo colega que nos observa, questionando-se a si mesmo, verifica e aprende.
Para não nos esquecermos do que já foi realizado e também para os
adultos e outras crianças, poderem ir monitorizando diariamente as
atividades cada um á medida que acaba a sua atividade, refere o mesmo no
PA (pintando o seu circulo - já Fiz) e marca uma cruz no mapa coletivo
de projetos para o Dia da Mãe.
ÀREA DA PLÀSTICA:
E aqui estamos nós de novo com o nosso suporte de papel sempre perto de nós (projeto), onde estão registadas as nossas intenções para ofertarmos as Mães no seu dia especial.
Esmeramo-nos a pintar, desenhar, escrever, recortar, ao mesmo tempo que vamos experimentando novas tecnicas, aperfeiçoando as nossas habilidades psicomotoras.
ÀREA DA MATEMÀTICA:
Conta, medir, e seguir uma sequência de cores que construímos com ajuda dos adultos. E porque nunca estamos sós, numa área de trabalho, mantemo-nos tão concentrados no que estamos a fazer, que nem damos pelo colega que nos observa, questionando-se a si mesmo, verifica e aprende.
DIFERENCIAÇÃO PEDAGOGICA
E porque todos têm intresses diversificados as possibilidades de atividades são tambem ela diferentes: enquanto uns trabalham no seu projeto do Dia das Mães, outros estão empenhados na Área da Matemática, tal como assinalaram nos PA. Esta é uma área pequena, cabendo apenas duas crianças, e neste momento é muito procurada pelos mais pequenos. O Isac tem vindo praticamente toda a semana a empenhar-se na construção de uma torre cada vez mais alta. Hoje ate teve que subir à cadeira para a continuar.
O desafio lançado pelo adulto hoje, foi contar as peças que já tinha a sua torre, e não é que ele nos surpreendeu a todos, contando até ao algarismo dez (10).
Os PARABÉNS foram dados e ajudou-se na contagem das pelças restantes.
O seu colega Yeison continuou com a construção do tangram que ontem fez parte da sua COMUNICAÇÃO ao grupo.
A oficina da escrita/informática foi dinamizada durante toda a manhã pelo Diego e pela Sara que acabram por finalizar o projeto iniciado durante esta semana.
PROJETO "ANIMAIS QUE PÕEM OVOS"
MOTIVAÇÃO / DESPERTAR E INTERESSES:Este projeto teve origem no jogo dos ovos que levamos a cabo durante uma tarde recreativa em grande grupo, para o qual foi efetuada a pergunta sobre os animais que poderiam entrar no nosso jogo, sabendo desde já que estes iriam pôr ovos. A disparidade de respostas observadas foi motor de busca e de procura de afirmações mais precisas e válidas. Pois uns estavam certos, outros confusos e outros sem saber mesmo de que lado ficar se do SIM ou do NÃO.
LEVANTAMENTO DE INTENÇÕES DE TRABALHO:
Já no momento do planeamento registamos no nosso DIÀRIO as atividades a levar a cabo, tendo sido discutido o jogo realizado e a possibilidade de saberem mais pormenores sobre os animais que pôem ovos e a certeza sobre o Gato, a Vaca (inicialmente os dois animais que gerarm mais polémica) e ainda o coelho.
Foram três os interessados.
COMPROMETIMENTO NA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE:
O compromisso é firmado quando os elementos registam o seu nome na Lista de Projetos e fazem a primeira planificação do trabalho com o registo do nome do projeto, nome dos intervenientes no mesmo e as datas de inìcio e conclusão do mesmo.
Os conhecimentos prévios que temos acerca dos animais que põem ovos e as dúvidas e as questões que queremos ver resolvidas ao longo do desenvolvimento deste trabalho são expressas pelas crianças e registadas pelo adulto no Mapa de Planeamento de Projetos:
O que já sabemos:
- Que os pássaros e as cobras põem ovos;
- Não temos todos a certeza se o gato e a vaca põem ovos (e o coelho)
O que queremos saber:
1º Quais são os animais que põem ovos (verdadeiramente);
2º Como é que eles se chamam
3º Se todos os ovos são iguais (ou diferentes)
Os meios onde procurar a informação também foram apontados como recursos disponiveis na sala, escola ou em casa;
DESENVOLVIMETO DO PROJETO:
A partir daqui as crianças durante o seu tempo de trabalho autonomo (manhã) foram pesquisando e procedendo à recolha de materiais e informações sobre o que pretendiam.
LEVANTAMENTO DE INTENÇÕES DE TRABALHO:
Já no momento do planeamento registamos no nosso DIÀRIO as atividades a levar a cabo, tendo sido discutido o jogo realizado e a possibilidade de saberem mais pormenores sobre os animais que pôem ovos e a certeza sobre o Gato, a Vaca (inicialmente os dois animais que gerarm mais polémica) e ainda o coelho.
Foram três os interessados.
COMPROMETIMENTO NA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE:
O compromisso é firmado quando os elementos registam o seu nome na Lista de Projetos e fazem a primeira planificação do trabalho com o registo do nome do projeto, nome dos intervenientes no mesmo e as datas de inìcio e conclusão do mesmo.
Os conhecimentos prévios que temos acerca dos animais que põem ovos e as dúvidas e as questões que queremos ver resolvidas ao longo do desenvolvimento deste trabalho são expressas pelas crianças e registadas pelo adulto no Mapa de Planeamento de Projetos:
- Que os pássaros e as cobras põem ovos;
- Não temos todos a certeza se o gato e a vaca põem ovos (e o coelho)
O que queremos saber:
1º Quais são os animais que põem ovos (verdadeiramente);
2º Como é que eles se chamam
3º Se todos os ovos são iguais (ou diferentes)
Os meios onde procurar a informação também foram apontados como recursos disponiveis na sala, escola ou em casa;
DESENVOLVIMETO DO PROJETO:
A partir daqui as crianças durante o seu tempo de trabalho autonomo (manhã) foram pesquisando e procedendo à recolha de materiais e informações sobre o que pretendiam.
Depois de já possuirem alguma informação registaram-na no papel.
Organizaram a informação num registo prático para ser comunicado aos colegas (escolheram a forma do ovo)
COMUNCAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS (com a concretização do projeto)
As crianças inscrevem-se no MAPA das comunicações e posteriormente este mapa é lido pela Presidente que chama as crianças para apresentarem os seus trabalhos.
Excepcionalmente estas comunicações, de Projetos, podem ser feitas à tarde, como foi este o caso, pela grande quantidade e preciosa informação que por um lado é disponibilidade de forma democrática a todos, por outro lado é submetida a uma avaliação pelos pares, que foi visivel pelas solicitações de intervenções dos pares, que neste caso reforçaram e validaram tudo quanto os responsáveis pelo projeto disseram.
Aqui fica a apresentação com as fotos:
Customize a slideshow design |
Sem comentários:
Enviar um comentário