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quarta-feira, 11 de abril de 2012

JÁ REGRESSAMOS!

Depois de um merecido descanso e esperando que todos tenham tido uma






regressamos aos poucos à nossa sala e às nossas rotinas diárias (houve algumas crianças que quiseram prolongar mais um diazitas de descanso...).

Mas quantos dias estivemos ausentes?

Foi em torno desta questão que se debruçou o nosso diálogo durante o acolhimento da manhã onde, após nos situarmos no dia do retorno (segunda feira, dia 10 de Abril) para o qual muito contribuiu o nosso calendário, constatamos que todos os nossos mapas de registos estavam  desatualizados, não "cheios", mas que já tinham "passado" e necessitavam de ser mudados. 

Assim durante a manhã de segunda feira, foi tempo de arregaçarmos as mangas e tratarmos da substituição e da abertura do:

Mapa de Presenças
Plano de atividades
Mapa das  rotinas com o registo semanal
Mapa contar ou mostrar
Diário
Mapa das comunicações

Depois começamos a analisá-los em cada área para contabilizar as faltas, aferir as mudanças na seleção das áreas de trabalho, observar o número o nome das novas crianças inscritas nos mapas do Contar ou Mostrar e no das Comunicações.
Quanto ao Diário o Presidente foi encarregue de verificar de o antigo, numerar o novo e identificar no mesmo os dias da semana a que refere.

 PROBLEMA MATEMÁTICO DE MARÇO:

Como constatamos no Diário (que grande e eficaz auxiliar de memória se torna este instrumento), o desafio matemático referente ao mês de Março não foi concretizado, pelo que aproveitamos a tarde para o realizar.


DESAFIO COM OVOS:


Para se tornar mais fácil e interiorizarmos com maior eficácia o que era pedido, primeiro procedemos a uma leitura em grupo do problema, utilizando o ecrã do pc, explorando todos os elementos/conceitos que eram referidos:

- número de ovos  apresentados;
- semelhanças e diferenças dos ovos;

E depois individualmente tentamos responder à questão colocada. Não foi nada fácil! Deu que pensar e sobressaíram muitos raciocínios e opiniões válidas, mas não totalmente corretas para aplicarmos neste problema.


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