BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

sábado, 3 de dezembro de 2011


O nosso diálogo da manhã trouxe a novidade do NATAL. Depois de identificarmos as letras que formam a palavra, registamo-la com as cores que identificamos como sendo as mais usadas no NATAL (verde - "do Pinheirinho" e vermelho - "do fato do Pai Natal) numa grande folha de papel.

À PROCURA DA 1ª LETRA DA PALAVRA NATAL:

Este exercicio foi muito engraçado, pois embora a Soraia tenha identificcado na palavra NATAL o som do "A", ninguém sabia qual era a primeira letra para começarmos a escrever a palavra NATAL.
Como cada um dizia À sorte: "um P","um V", etc e então usavamos esta letra para pronunciar a palavra NATAL e cada vez ficava mais esquisito: PATA, VATAL, RATAL. ÉATAL... decidimos usar a nossa régua fazendo este exercicio com cada uma das letras: AATAL, BATAL, CATAL.... e as crianças iam dizendo : Não, não, não... até chegarmos ao N:

 N+ATAL=NATAL: concluindo todos que era essa letra, que facilmente a Sara nomeou (disse o nome) e assim fomos construindo a palavra natal.


A festa de Natal, é uma festa muito esperada pelas crianças especialmente pela surpresa das prendas que recebem que antecipam pela carta que redigem com um especial pedido ao PAI NATAL.
No Jardim aproveitamos esta quadra para desenvolver com as crianças o outro sentido do NATAL, o sentido da Amizade e da solidariedade.

Para identificarmos os interesses das crianças nas atividades a realizar depois de serem cada uma ouvida, realizamos o registo numa folha,de tudo quanto foi dito que gostavam de fazer durante os próximos dias.
Este será o nosso PROJETO DE NATAL



TRABALHO NAS ÁREAS:
Quem escolheu a área da plástica para trabalhar pode selecionar várias atividades:

1) Pintar as letras da palavra Natal





2) Pintar a chaminé para esperarmos o Pai Natal

3) Ou ainda, pintura individual no cavalete (nunca esqueceendo de marcar o nome na folha)




LANCHE E RECREIO:

A nossa fruta de Quintaa-feira foi hoje distribuida, uma vez que foi feriado na Quinta. E como sempre este momento foi mais uma experiência para partilharmos algumaas aprendizagens: rasgar o saco da fruta, descascar a fruta, pôr as cascas no saco para depois deespejar tudo no lixo, e claro, colar a etiqueta na caderneta. Tudo isto foi feito mais rapidamente hoje, uma vez que a fruta era muito apreciada por todos, ora vejam qual era:



O Jogo do Gato e do Rato, continua a ser uma experiência significativa para as crianças, que têm que dialogar uns com os outros, ou seja o Rato e o GATO, ora vejam as fotos e o nosso diálogo das duas opersonagens:


GATO: truz, truz (batendo à porta)
RATO: Quem é?
GATO: sou eu o Gato. O sr. RATO está em casa?
RATO: Sim. O que é que tu queres?
GATO: Tenho fome, quero comer-te!
RATO: Ai não, não que eu não deixo!
GATO: Ai sim sim, foge RATO que eu apanho-te!

E assim o GATO corre atrás do RATO, enquanto passam pelas "portas" abertas (braços das crianças da roda que se levantam)
O jogo acaba, quando o GATO apanha o RATO e o come. Referindo no fim o sabro a que soube o RATO.

Com esta atividade, desenvolvemos o poder de comunicação e a atenção, aprendendo a escutar para responder às perguntas levantadas pelo GATO. A destreza fisico motora também esteve implicada, pois exigiu dos participantes, bastante rapidez na execução dos movimentos.











Apresentamos outro mapa, de organização partilhada que será acrescentado ao nosso mapa de TAREFAS:
MAPA DE PRESENÇAS

Iniciamos este mês o mapa de presenças, que será todos os dias preenchido pelas crianças aquando da sua chegada ao jardim.


Este instrumento baseia-se numa tabela  de dupla entrada onde se cruza o nome das crianças, com a coluna do dia da semana do respetivo mês; este mapa serve para registar as presenças e as faltas pelas próprias crianças, permitindo:

Às crianças

·       Assinalar dias importantes (festas, aniversários)
·       Perspectivar as suas presenças e faltas assim como as dos colegas.
·       Desenvolver noções matemáticas (procedendo à contagem das presenças e faltas -  diárias, semanais e mensais, chegando a resultados precisos sobre os conceitos, por ex. de "faltar muito"/ "ser assíduo", etc 
·      Desenvolver o sentido de autonomia e de responsabilidade.
·      Apurar o sentido de entreajuda (sentido de pertença a um grupo, ajudando os mais novos ou aqueles que apresentam dificuldades).
·       Desenvolvimento da linguagem

·  Aprofundar as noções temporais - passado, presente, futuro ("ontem não fiz a presença, não vim à escola, mas hoje estou cá")

À Educadora

Sendo este um documento de avaliação formativa e organizador temporal a Educadora facilmente recolhe dados sobre a própria criança:
·         Observação do grau de concentração e de desenvolvimento da criança
ü  Através da utilização diária (se a criança identifica o nome e a sua fotografia, o dia da semana e se  segue a linha de registo do seu nome, para registar a sua presença, organizando-se assim no espaço da folha) 

ü Se a criança já regista a presença com a letra correspondente  (P), respeitando a cor combinada e que está na legenda do mapa (azul para as Presenças e vermelho para as Faltas)

ü  Se a criança se lembra da rotina e se toma a  iniciativa de marcar a sua presença
ü  Se é autonoma não necessitando de ajuda ou se necessita e a pede aos colegas.


INVENTÁRIO

De forma a continuarmos a organizar democraticamente o nosso espaço de trabalho, começamos a realizar o INVENTÁRIO do material existente em cada Área de trabalho.
As primeiras áreas a ter este registo foram as duas áreas novas da sala e a área dos Jogos:

ÁREA DOS JOGOS

 Procurar nas revistas imagens dos jogos que possuimos na sala, recortá-los, identificá-los e colar as imagens no mapa.




ÁREA DAS CIÊNCIAS (experiências)

Esta tem suscitado uma grande curiosidade e interresse das crianças, que a procuram diariamente.
Nesta área as crianças têm à sua disposição uma vasta quantidade de materiais que poderão utilizar autonomamente como quiserem, realizando várias exoperiências com os mesmos. Existe ainda um catálogo exemplificativo da utilização desse material (experiências numeradas e algumas já realizadas no ano anterior) 





Sem comentários:

Enviar um comentário