Como nascemos é sempre uma incognita na mente das crianças que consoante vão crescendo e tendo maior capacidade de interiorizar o conhecimento, também começam a ter dúvidas e a questionar-se sobre o seu "aparecimento".
Os diálogos estabelecidos durante estes dias, em torno da figura da Mãe, identificando como é, o que faz em casa e no trabalho, do que gosta (de vestir, de comer, de fazer) do que nós mais gostamos nela, etc, levaram-nos a aprofundar o tema da gestação.
Primeiro indagamos algumas conceções e conhecimentos, que as crianças já têm a este respeito e verificamos que algumas estão confusas, outras não apresentam alguma opinião acerca do assunto e outras têm a noção do que se passa, através da familiar palavra "sementinha".
Pois foi pegando nesta palavra que iniciamos a nossa construção de respostas.
A história em banda desenhada, construida para o efeito, foi imprimida em grandes folhas e distribuida a todas as crianças para analisar a sequência de imagens.
A construção do conhecimento foi realizada através da observação, questionamento, reflexão e partilha de observações de crianças e adultos.
As grandes descobertas:
ESPERMATOZOIDES e OVOCITOS - foram as duas grandes palavras que aprendemos a designar em substituição das "sementinhas".
Nada como chamar as coisas pelo verdadeiro nome, não gerando assim confusão nas crianças. Os termos são exatos e as crianças,por mais dificeis que eles são irão lentamente se familiarizando comn eles.
Aprendemos também a localização destes, ou seja que os primeiros pertencem ao sexo masculino=Homems cuja simbologia é:
E o simbolo feminino=Mulheres,
Deixamos aqui e aqui algumas obras para em casa os pais poderem analisar e aprofundar este tema com os pais
A história em banda desenhada, construida para o efeito, foi imprimida em grandes folhas e distribuida a todas as crianças para analisar a sequência de imagens.
A construção do conhecimento foi realizada através da observação, questionamento, reflexão e partilha de observações de crianças e adultos.
As grandes descobertas:
ESPERMATOZOIDES e OVOCITOS - foram as duas grandes palavras que aprendemos a designar em substituição das "sementinhas".
Nada como chamar as coisas pelo verdadeiro nome, não gerando assim confusão nas crianças. Os termos são exatos e as crianças,por mais dificeis que eles são irão lentamente se familiarizando comn eles.
Aprendemos também a localização destes, ou seja que os primeiros pertencem ao sexo masculino=Homems cuja simbologia é:
Deixamos aqui e aqui algumas obras para em casa os pais poderem analisar e aprofundar este tema com os pais
Sem comentários:
Enviar um comentário