CONTAR MOSTRAR OU ESCREVER
A Carolina continua a ser a trazer-nos novidades para partilhar. Desta vez, apresentou-nos duas folhas de cartolina com a palavra que de imediato reconhecemos, pois esta semana muito dela temos falado e escrito, sendo até já conhecida dos mais pequenos.
Ficamos todos muito interessados e curiosos.
Ora espreitem:
E a novidade continuou, quando a Carolina referiu não ser tudo e virou as duas folhas, as duas ao mesmo tempo.
A Carolina referiu : "escrevi aqui o número onze e aqui na folha amarela o dez"
De imediato a Tatiana muito atenta referiu : "não me parece nada ... as perninhas dos uns uns estão ao contrário"
E a conversa continuou com uns a dizer que as "perninhas" estavam ao contrario e outro a dizer que estava bem.
Até que convidamos a Carolina a ir à régua dos números buscar estes dois números e compará-los com os que escreveu na folha.
A Tatiana também a ajudou a identificar as "perninhas" que estavam ao contrário!
E a Carolina lá arranjou forma de corrigir "as perninhas", primeiro ao número onze
E depois fez o mesmo ao número dez.
A novidade foi registada e lida para ver se a Carolina pretendia acrescentar mais alguma coisa, enquanto os colegas lhe pediam a vez para falar acerca do que apresentou ao grupo.
É interessante ver como o grupo está cada vez mais atento e participativo, querendo fazer perguntas e afirmações acerca das novidades apresentadas.
Com estes exercícios da manhã, já nos levaram a dominar alguns princípios básicos da comunicação, desenvolvendo outras competências, por exemplo, no conhecimento do que é uma questão e um comentário que queremos fazer, pois inicialmente todos queriam fazer "perguntas" e afinal eram apenas comentários, muitas vezes desajustados da noticia que estava a ser dada.
ARMADILHAS NOS NÚMEROS:
Ainda
em grande grupo aproveitamos para exercitar o nosso conhecimento acerca
da grafia numérica e testarmos a nossa concentração e acuidade visual
para detetar-mos algumas armadilhas que se apresentavam na folha dos
números.
Hoje só ficamos pelo número 1.
Só uma pequena minoria é que conseguiu adivinhar a imagem trocada (que não era um 1)
Iremos continuar nos próximos dias com este jogo.
Mesmo antes de irmos para o almoço, aproveitamos os breves minutos para brincar com a linguagem e mais uma vez, a pedido das crianças inventamos rimas a partir da apresentação de power point já nossa conhecida. Foi um momento de descoberta de novos sons, letras, palavras e .... de muita gargalha!
Como ainda não o tínhamos feito, aproveitamos também para elaborar o registo pictórico das rimas.
Aqui ficam algumas fotos do registo coletivo:
COMUNICAÇÕES
Continuamos
na última etapa dos projetos para a elaboração das prendas para o
pai.Tem sido uma atividade muito trabalhosa, pois todo o trabalho é feito pela própria criança, que muitas vezes necessita de ajuda para dar continuidade ao
seu projeto. A folha de registo com a imagem do que cada um escolheu
fazer, tem ajudado bastante e tem transitado de área para área com as
crianças, especialmente na plástica, desenho e oficina da escrita.
Para
algumas crianças este foi um autêntico desafio ao longo destes dias, e
quando viram o seu trabalho terminado quiseram partilha-lo com gosto com
o grupo de amigos.
Depois destas comunicações, estivemos muito atentos, pois desta vez assistimos a duas comunicações diferentes:
De
duas ocorrências menos positivas que foram registadas ao longo da
semana no diário por várias crianças e que se traduziram em duas novas
regras para o nosso grupo:
O
Fábio e A Sara tendo sido duas das crianças implicadas em algumas
ocorrências negativas que se prolongaram durante a semana, depois de
terem reflectido com o grupo sobre o seu comportamento que levou a que
algumas crianças o registassem no diário, foram propostos para
registarem graficamente as conclusões a que o grupo chegou:
1 - Devemos respeitar os colegas no comboio, empurrá-los magoa-os
2º Bater nos colegas faz os amigos chorar e ficarem tristes, por isso devemos evitar este comportamento
LEITURA E ANÁLISE DO DIÁRIO Nº 2
A nossa reunião do Conselho desta semana, permitiu-nos aferir várias
situações e chegar a algumas conclusões após breve análise do DIÁRIO
(desta semana):
- existem algumas queixas de crianças que
referem não ter tido espaço na folha para procederem aos seus registos,
pois há meninos que continuam a fazer "(...) desenhos muito grandes e estão sempre a escrever no diário, por tudo e por nada."
- "Alguns meninos já sabem que devem falar com os colegas e resolver as coisas";
Estas afirmações revelam a existência de uma certa preocupação em
resolver por si mesmo as pequenas situações que aprendemos a distinguir
como sendo de "queixas" e de não serem "graves" e que por isso devem ser resolvidas no próprio momento pelas crianças.
As crianças aprendem assim a autonomizar-se e a ganhar confiança em si mesmo para resolver pequenas situações do quotidiano.
Identificamos,
contabilizamos e analisamos as ocorrências positivas, marcadas na
coluna do Gostei, tendo-se verificado que houve um aumento do número de
registos efetuados por iniciativa própria das crianças, o que revela que
algumas crianças já estão a apropriar-se lentamente deste documento,
para registarem acontecimentos que vão observando nos colegas e que
avaliam como positivos. Este comportamento é sinónimo de descentralização e de desenvolvimento sócio-moral.