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Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012












FÀBULA DE ISOPO: O LEÃO E O RATO

Ver Aqui

O nosso tempo de exploração do PNL, hoje foi dinamizado pela Profª Ana da Biblioteca que nos trouxe uma pequena história dedicada à cooperação e à amizade que nos fez repensar algumas atitudes e gestos que temos às vezes com os colegas.

Ora vejam o conteúdo da Fábula:

A Fábula conta a história de um pequeno rato que sem grande cautela, saiu atordoado da sua toca e acabou por cair entre as garras de um leão. 
O rato ficou apavorado e logo começou a pedir misericórdia. 
O rei dos animais lhe concedeu a liberdade, ou por piedade ou por não estar com fome.
Certo dia, foi a vez do leão cair numa armadilha que não tinha visto. Rugiu, tentou de várias formas sair da mesma, mas o seu grande esforço não lhe serviu de nada.  Tudo em vão. 
Apareceu então o rato e começou calmamente a roer as cordas da armadilha. 
Finalmente conseguiu libertar seu benfeitor e, assim, pagar a dívida.

Moral

  • Uma boa ação ganha outra.
  • Os pequenos amigos podem se revelar os melhores aliados.
  • Não nos devemos achar melhor que os outros pois todos são iguais… 


  

ÚLTIMO DIA DO MÊS

A constatação de que não havia mais espaço para amanhã marcarmos a presença, levou-nos depressa a concluir que  aquele mapa de presença de FEVEREIRO tinha chegado ao fim e como tal teríamos que o analisar quanto ás faltas e presenças dadas.
Foi o que fizemos em grupos de 5 criança; à mesa, bem sentados e com vontade de analisar e reflectir-mos juntos:

Análise e Monitorizarão  do Mapa de Presenças:


Foto 1, 2 e 3 - Procurar na capa das Análises e Avaliações a respetiva folha para o registo






 


Foto 4, 5 e 6 -  Percorrer o caminho do mapa, procurar, identificar e contar as faltas



 











 Foto 7 - Mas que maravilha " ...não tenho nenhuma falta e eu só tenho uma pois foi quando fui ao dentista!"



Foto 8 - Por fim, pintar o número de quadradinhos correspondentes ao número de faltas dadas.




Pela primeira vez analisamos ao pormenor o mapa de atividades, constatando de perto as áreas mais e menos frequentadas. Através deste procedimento cada criança pode tomar consciência que durante este mês, há áreas onde nunca trabalhou ou esteve presente muito poucas vezes em detrimento de outras. 
E como todas as áreas são importantes pois apresentam materiais e possibilidades diversificadas de exploração, e por isso são fontes de valiosas aprendizagens, torna-se importante que também sejam exploradas, pelo que esta análise leva à reflexão das crianças e à posterior mudança nas suas escolhas futuras, que deverão ter esta avaliação em conta. 
É este auto questionamento, que as próprias crianças fazem quando vêm o mapa, que feito continuadamente, leva a assumir responsabilidades e a mudanças de comportamentos.

COMO PROCEDEMOS:

Fomos ao mapa para contar quantas vezes estivemos em cada área (uma de cada vez).

Nota: Não contamos os círculos que não estavam preenchidos pois levantaram-nos muitas dúvidas àcerca se estivemos realmente nesta área e se somente no final do tempo de trabalho nos esquecemos de o pintar ou se realmente marcamos a área e depois por qualquer motivo não a frequentamos.



Há crianças que nem precisaram de se levantar, pela proximidade da mesa do mapa, pelo que fizeram do lugar esta leitura apenas com um rápido desvio de olhos.



Depois preenchemos o quadradinho com o número (quem já o sabe representar) ou uma simbologia à escolha. 



 

 

 Por último questionamos cada umas das crianças sobre as áreas onde tinham estado mais, menos ou nenhuma vez. Referindo-se que era importante pensarem no próximo mapa em trabalharem também nestas áreas.

  












Observação à qual respondi que amanhã poderemos analisar e avaliar e outros mapas, nomeadamente o do QUERO CONTAR, ESCREVER OU MOSTRAR e ainda o dos Projetos em curso


TARDE: Carta ou Convite?

Constatamos que após algumas ausências hoje, o Lázaro retornou as atividades, pelo que prontamente a Jéssica lembrou que tinha que lhe entregar "aquilo". Sussurrando baixinho.

Como a nossa Sara, está sempre atenta de olho em tudo referiu muito alto desafiando a Jéssica, "é o CONVITE, oh professora, não te lembras que ela já entregou aos outros meninos convidados?"

O Diego também participou no diálogo quando ouviu a palavra festa, "ah e eu não fui!, não me lembrei!"

E o Nelson também: "Era a carta não era professora?" 

O diálogo continuou quando indaguei: "bem a que é que vocês se referem? Convite, carta.

E o grupo continuou em coro, uns referindo que era carta outros convite.

E lá perguntando as diferenças e as semelhanças entre estas duas coisas, em conclusão deste diálogo muito construtivo ficamos e registamos que:

SEMELHANÇAS:
- Carta é para ir para o correio embrulhado no outro papel (envelope), referia o Diego;
- O convite também às vezes vai, se estivermos longe ou doentes e não pudermos entregar na mão.

DIFERENÇAS:

- Carta é para dizer alguma coisa, novidade, noticia ...
- Convite é para convidar para uma festa.

E assim com estas diferenças pequenas e simples, falamos no essencial.

Depois pedimos à Jéssica para ir buscar o CONVITE que constatamos que não vinha embrulhado, mas dentro de um envelope: EN - VE - LO -.PE  (referia a Sara, lentamente, mas alto quando observou que alguns omitiam algumas palavras ou substituíam umas letras por outras, soando a muita coisa, mas não a ENVELOPE.)



 A Elizabete arranjou-nos diferentes tamanhos de envelopes, que foram colocados ao lado do envelope da Jéssica.



Depois foi preciso arranjar uma carta e lembramo-nos que há pouco tempo tinhamos recebido uma referente a uma criança.-

Quando mostramos a carta, facilmente a simbologia do Centro de Saúde foi reconhecida: É do médico.
É minha, é minha.... eu fui ao doutor levar picas npo braço, no ombro e no ..."

"Mas de quem é professora?"

Para permitir o raciocínio lógico e favorecer o pensar acerca deste assunto: demos algumas pistas.

Bem é de uma criança do sexo masculino - "Menino, responderam alguns"

Meninos de pé! 











A pedido de alguns mais curiosos, lemos um pouco da carta  e fomos fazendo algumas perguntas, por exemplo se conheciam a Doutora Margarida Gonçalves do Hospital, se tinham dificuldades na linguagem e andavam na terapia, o que levou de imediato a que um grande grupo de rapazes se sentasse e ficassem assim excluídos como sendo DESTINATÁRIO (mais uma palavra para o nosso dicionário).





























Até que chegamos ao aluno em questão,
que depois comprovou o seu nome na carta.





E então agora já tínhamos os dois documentos explicados: CONVITE E CARTA, segundo a sua funcionalidade














Acabamos o nosso diálogo sobre cartas, abrindo duas correspondências que os nossos colegas do JI de Sendim e do Ramalhão nos mandaram já há algum tempo.

Foi um tempo muito interessante e produtivo. Aqui estão as fotos que o ilustram:

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PROJETOS EM CURSO

Enquanto uns trabalharam nas áreas, segundo o que planearam e registaram no PLANO DE ATIVIDADES, para o trabalho individual nas áreas, outros dedicaram-se ao projeto que escolheram aprofundar sob o tema ZOOMARINE.



O nosso projeto sobre o ZOOMARINE entrou na fase final, tendo o grupo de 4 alunos empenhado-se bastante durante vários dias sobre a recolha de várias informações àcerca do que  era afinal o ZOOMARINE.

Relembramos que tudo começou com uma noticia dada logo pela manhã pela Carolina, que se inscreveu no mapa QUERO CONTAR MOSTRAR OU ESCREVER, dando-nos uma feliz noticia sobre a possível ida a este parque aquático, no Algarve.

O diálogo gerador em torno deste tema e as questões levantadas sobre o mesmo, seria o ZOOMARINE e o que lá haveria, levantou-nos a possibilidade de trabalharmos este tema sob a forma de projeto, aprofundando o conhecimento acerca das questões que queriamos ver respondidas.

A internet, um vídeo e algumas fotos sobre uma das atividades mais apelativas apresentadas no parque, denominada por Inter acção com os Golfinhos, foram os recursos mais utilizados pelo grupo.

Aqui estão algumas fotos da realização do poster para apresentação do projeto: depois de ponderarmos os conhecimentos prévios que possuíamos acerca do ZOOMARINE e não eram muitos (pois apenas a Carolina referia lá haver golfinhos e pouco mais) apontamos num mapa todas as perguntas que nos passaram pela cabeça, ou seja, coisas que queríamos saber acerca deste lugar. Assim depois de definirmos o que queríamos saber, o que não foi fácil, pois o grupo queria saber tanta coisa, decidimos pesquisar a informação e enquanto uns imprimiam as imagens guardadas no ambiente de trabalho, no computador, outros recortavam as imagens e organizavam-nas na folha, completando a informação escrita, com desenhos.   


também completamos com os dados que faltavam, a ficha do projeto, na qual pusemos o nome do projeto e assinamos todos os quatro o nosso nome. 


Uma tarde com peixes: onde é que eles nadam?

Os mais curiosos andaram nesta manhã muito atentos à realização do póster do ZOOMARINE e ás imagens que se iam imprimindo, referindo que havia nessas mesmas imagens muitos peixes ...

Pegando nesta constatação das crianças e não querendo apresentar ainda o trabalho pois este ainda não estava completamente pronto e depois de observarmos a data no nosso MAPA DE REGISTO DE PROJETOS, constatamos ainda ter algum tempo, decidimos explorar de tarde com o grupo, os vários habitats dos animais que eles denominaram de peixes (referindo-e no entanto às imagens de golfinhos) e ainda a canção do Peixinho no mar.

Um Peixe a Nadar



Um dia no mar,
Eu vi, eu vi 
um peixe a nadar assim, assim
Para o apanhar caí, caí
Tive que nadar como o peixe que eu vi
Molhei o vestido aqui e ali,
Molhei os calções aqui ali
Por causa do peixe que eu, que eu vi
Fiquei constipado atchim atchim.


Habitats dos Peixes:

Respostas que surgiram e registamos no quadro branco : 
RIO, MAR, PISCINA,  TANQUE, LAGO, LAGOA, AQUÁRIO

Deciframos cada uma das palavras, brincamos com a sonoridade de cada uma, vendo se rimavam, dividimo-las aos "bocadinhos" escrevemo-las e registamo-las no papel.




















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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

COMUNICAÇÃO MUITO COMENTADA:


De regresso à escola após o CARNAVAL, o Filipe quis logo dar uma grande noticia, que há já algum tempo andava a anunciar:

JÁ FUI AO MUSEU:

"O meu pai deu-me um fóssil de Dinosauro T REX. Os dinossauros já não andam cá na terra por causa do clima que mudou e foi um meteorito que fez isso quando caiu na terra!"

E pronto a noticia dada muito rápida, tropeçando-se um pouco nas palavras, tal era a emoção. 
Claro que houve muitos dedos levantados para formular muitas perguntas ao Filipe e este não teve mãos a medir nas explicações. 
Surgiram questões acerca do que era um fóssil, um meteorito e ainda pedido para ele explicar melhor como era o T REX  e qual o museu. Houve também o pedido para ele nos trazer o fóssil para vermos de perto, ao qual ele respondeu prontamente:

_ "Não sei se posso porque é muito frágil"

Claro que escrevemos tudo muito rapidamente no papel e pedimos ao Filipe para ilustrar a sua comunicação e vejam que não chegou uma só folha.

EXTINÇÃO DE DINOSSAUROS -  PROJECTO a EXPLORAR?

Como o interesse foi tão grande (pois houve tantas questões levantadas e conseguimos estar o dobro do tempo a dialogarmos com muita atenção) no dia seguinte foi trazido vário material sobre este tema, que exploramos em grande grupo:



CD Multimédia sobre os Dinossauros que colocamos na oficina da escrita e informatica (exploramos também com as crianças o que queria dizer multimédia e verificamos que algumas crianças tentaram decifrar o significado da palavra dividindo e chegando a muitas conclusões válidas:


MULTI = Muitas e diferentes coisas
MÉDIA = Ouvir

E não é que andaram lá perto?

No final concluímos que: MULTIMÉDIA = apela a todos os sentidos (ouvir, ver e mexer) por isso este cd devemos vê-lo no ...... COMPUTADOR! ( o Nelson ainda referiu que podiamos ver no gravador, mas rapidamente outros refutaram esta ideia, referindo acertadamente que no GRAVADOR não dá para ver, só ouvir e se é MULTI é com todos os SENTIDOS).

Um livro sobre Dinossauros e uma Enciclopédia;

Dois livros: um sobre Mamíferos e outro sobre a vida animal.

E este material foi para a Biblioteca

TRABALHO INDIVIDUAL NAS ÁREAS:

Este material foi explorado de imediato por alguns: