BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SESSÃO DE CULINÁRIA

AVALIAÇÃO EM CONSELHO

Da análise e reflexão das atividades relizadas durante toda a semana e após observação mais cuidada do mapa "QUEREMOS CONTAR OU MOSTRAR", contabilizamos quem tinha partilhado/ou mostrado mais informações com o grupo, verificando ao memso tempo que algumas crianças tinham trazido ao longo de toda a semana vários ingredientes para as nossas sessões de culinária e que ainda não tinham sido utilizados.

Desta constatação fomos recolher o nosso cesto de ingredientes e contabilizamos tudo o que tinhamos, chegando à conclusão que tinhamos muitos, muitos ovos, que tinham sobrado dos últimos biscoitos realizados.

DATA DE VALIDADE DOS OVOS:

Como estariam os ovos?




Aqueles que ainda estavam na caixa de origem foi facilmente constatada a data e conferida com a atual, os outros foi preciso socorrer-nos de algumas tecnicas para verificarmos a frescura dos osvos.



 











Com esta pequena experiência aprendemos alguns termos que para alguns já se encontravam um pouco esquecidos:

- Ir ao fundo
- Manter-se à superficie / Flutuar.

Chegando à conclusão que os ovos:
-  Mais frescos permanecem no fundo da bacia
- Menos frescos Vêm à superficie

BOLO DELICIOSO DE MAÇÃ:


Identificar, separar, agrupar e contar os ingredientes e desenhá-los na folha de papel.
Separar, medir, bater, mexer, provar e cheirar.

Foram estas as acções que levamos a cabo, em grupo, uns com a ajuda dos outros, observando, refletindo, construindo conhecimento.

Aqui estão as fotos que falam por nós:
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quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PROJETOS

SUBMARINO E ZOOMARINE
CASCA E CASPA

Continuamos à volta destes termos que escrevemos e que ainda se nota alguma dificuldade na sua pronuncia correta e no reconhecimento do seu significado, pela semelhança fonológica que existe entre os mesmos.
Para superarmos esta nossa dificuldade foi pedido alguns voluntários para "trabalharem" numa estratégia para facilitarmos o conhecimento destas duas palavras.
As crianças que se disponibilizaram a trabalhar nesta actividade que denominamos de projecto apresentaram hoje os seus primeiros resultados:

Foto 1 -  1º registo gráfico - prévios conhecimentos acerca do que é o ZOOMARINE 
Foto 2 -  Registo após pesquisa na Internet sobre o significado da palavra "SUBMARINO"



  








Foto 3- Recolha de imagens na internet, para realizar o placar sobre a palavra "CASCA"
Foto 4 - Registo de imagens sobre a palavra "SUBMARINO"





UMA HISTÓRIA COM SAPOS E BOLAS DE SABÃO

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Os sapos estiveram presentes numa pequena história, apresentada em forma de poesia,  que trabalhou conceitos de grandeza  e de quantidade:

3 Sapos - um pequeno, ao qual chamamos de SAPINHO, outro médio que designamos de SAPO e o grande SAPÃO.

REGISTOS DA HISTÒRIA
Associamos com gestos estes conceitos de grandeza, ordenando-os de forma a que já estamos habituados:

- Ordem crescente
- Ordem decrescente

 Depois de explorarmos a sequência da história apresentada no papel em forma de Banda desenhada, exploramos a forma das bolas de sabão, não sendo difícil as crianças experiencialem seus conhecimentos afirmando tratar-se de círculos.

BRINCADEIRAS COM BOLAS DE SABÃO

Experimentar fazer bolas de sabão foi a atividade que se seguiu, e testou a nossa capacidade para soprar, contar as bolas e rapidez para as apanhar (sem se desequilibrar); este foi um óptimo exercício em grupo.

Regra a seguir: Apanhar somente as bolas que estão ao nosso alcance (sem sair do lugar, só esticar os braços)



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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MATEMÁTICA


Os desafios matemáticos continuam a ser uma constante e aparecem sob a forma de diversos formatos. Hoje foi um jogo, plastificado com o conceito de circulos (que já dominados e introduzimos no quotidiano do nosso vocabulário) que seria preenchidos com a colocação de botões de acordo com o número seleccionado com o dado. CONTAR E ASSOCIAR O CIRCULO AO NÚMERO CERTO DE BOTÕES ERA O DESAFIO: Nem todos conseguiram, mas na 2ª volta, com uma pequena ajuda do grupo, os cartões lá foram sendo preenchidos. Aqui estão as fotos:
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O jogo foi posteriormente etiquetado e colocado na área dos jogos substituindo outros jogos que não apresentam já qualquer desafios para as crianças.

Recebemos o grupo de enfermeiros estagiários para desenvolverem o programa de saúde oral, sensibilizando as crianças através de um teatro para os cuidados com a alimentação e a higiene da boca.

Sabemos o quanto se torna importante nesta faixa etária, criarem-se hábitos saudáveis de alimentação que promovam não só um crescimento saudável em todos os aspetos (fisicos e mentais) como também a nivel da saúde e higiene oral.

A pequena peça de teatro foi muito apropriada e apresentada sob a forma de fantoches, que possibilitou às crianças uma aprendizagem e uma interiorização da mensagem de forma mais significativa e real.

 
 



COMUNICAÇÕES:

Continuamos a comunicar as nossas novidades logo pela manhã, notando-se uma grande  adesão cada vez maior. Para facilitar a comunicação e desenvolvermos a oralidade, o pensamento, raciocínio e gosto pela aprendizagem, estendemos este tempo, em forma de rotina a acontecer antes da pausa para o almoço, quando regressamos do recreio e antes de irmos embora.

Todos querem comunicar, não só as novidades ou algo que aconteceu no recreio, como também as partilhas de um sucesso, ao concretizarem um jogo ou um trabalho como eles denominam de "difícil" desta forma partilham o conhecimento e motivam os outros a experimentarem novas aprendizagens e a evoluírem nos seus conhecimentos.

Foto1: Um Ingrediente  trazido de casa para as nossas sessões culinárias
  
Foto 2 e 3 - Um livro de atividades que descobrimos ser "(...) de "Português" e não de Matemática, pois tem o "abecedário " na capa e não números (..)"












Esta COMUNICAÇÃO do Diego, permitiu a leitura do texto escrito na capa para verificarmos se este livro de atividades sempre era de Matemática, como o mesmo afirmava ou de Português, afirmado por outras crianças. 
Chamou-nos a atenção a nota da capa que alertava que o mesmo caderno se destinava aos ESQUERDINOS. 

Este diálogo permitiu-nos assim mais uma vez explorar este conceito que era novo para algumas crianças e após breve construção do seu significado, construímos o placar das crianças ESQUEDIRNAS da nossa sala.

Foto 4 - Registo Numérico de ESQUERDINOS da nossa sala



Foto 5 e 6 - Um desenho de uma mão, recebido no correio, identificado com o emissor e destinatário cujos termos exploramos em diálogo estabelecido no grande grupo, que participou medindo a sua mão pelo desenho.







Foto 7- Um jogo enfim superado, cuja solução partilhamos.



Foto 7- quero mostrar: Uma queimadura feita no fogão em casa da avó



Foto 8- Quero mostrar: Umas perneiras novas oferecidas pela avó


 

Estas últimas duas COMUNICAÇÕES levaram a um interessante diálogo, pois a ferida mostrada já estava bem melhor e apresentava uma "CASCA" - afirmação da Carolina, 4 anos; esta palavra gerou alguma confusão entre uma criança que a confundiru com a palavra CASPA, pela semelhança fonológica entre as duas.
A palavra PERNEIRA  também não era conhecida do grupo pelo que a partir de agora será mais uma para o nosso dicionário de palavras, uma vez que já aprendemos o seu significado.


Todas as crianças que manifestarem interesse registam com a ajuda da professora as suas comunicações, "passando"para o papel as suas ideias.
Para darmos mais  visibilidade a estes documentos foi criado um novo painel, na área da biblioteca.




segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ROTINAS DE 2ª FEIRA

Hoje o grupo reunido à volta da mesa grande, já estava mais completo, uma vez que parte das crianças que se encontravam doentes já regressaram hoje.
Após um breve dialogo de recepção às mesmas partimos para as nossas rotina da manhã de 2ª feira, que ocuparam o 1º tempo da manhã:

- marcar as presenças;
- Inscrição no mapa: "Quero contar, escrever ou mostrar" para partilhar as novidades com o grupo;
-Cantar os bons dias
 -Escolher as tarefas a levar a cabo durante a semana
- Registar essas tarefas no registo individual para depois ser avaliado em Conselho (reunião de grupo) na Sexta feira
- Tempo de trabalho nas áreas, para acabar alguns projetos e iniciar outros.

EXPERIÊNCIAS COM O AR

A nossa tarde foi dedicada à descoberta do conteudo presente em quatro pequenos pacotes de plastico, transparente que foram levados para a sala, para serem aproveitados como embalagens para colocarmos os simbolos do mapa do comportamento.

Após explorarmos com os nossos cinco sentidos os varios sacos (todos eles iguais), todos concordaram que:

-  os sacos estavam cheios (pois estavam inchados),
- continham lá dentro alguma coisa que não sabiamos o que era,
- pois não se via,
- não tinha cheiro,
- não tinha cor,
- não tinha son (pois não fazia barrulho).

Mas somente uma resposta vinda do Diego foi afirmada:
Os sacos tinham lá dentro AR

O ar, como está no ar - reafirmou a Sara.
O ar que nós respiramos, disse o Filipe 

Todas respostas certas e muito válidas.

De seguida exploramos o vocabulário mais correto para utilizarmos nas afirmações das crianças, aprendendo que quando queremos afirmar que:

-  não tem cor, designaremos de INCOLOR ( e não branco como facilmente algumas crianças primeiro afirmaram, mas logo deixaram cair tal afirmação por terra, quando comparamos a cor dos sacos com a cor da minha bata e depois com as janelas da sala)

- não se vê, designaremos de INVISIVEL

 
Para explorarmos melhor a abertura dos sacos e "apanharmos o ar" dos mesmos, decidimos formar pequenos grupos.

mas quantos grupos?

4 sacos - 4 grupos, constataram logo os mais velhos, fazendo facilmente a correspondência (univoca) matemática  definindo logo a equação:

 1 saco - 1 grupo, logo 4 sacos = 4 grupos.

E começamos divertidamente a nossa experiência tentando agarra o ar que saia do saco.

Para onde foi? Onde está?  foram as perguntas feitas rapidamente às quais tentamos contuir respostas com as afirmações em diálogo contruido em grupo.



"Foi para o ar, lá para cima"
Para a atmosfera.

Mais um termo que aprendemos para o nosso dicionário da oficina da escrita e que ficamos de descobrir melhor o significado.

Aqui estão alguns temas para 3 projetos, veremos os interessados para os desenvolver!

A experiência continua à volta do ar, que sopramos nas mãos e depois sopramos para dentro dos balões (tentando enchê-los).

Aqui estão as fotos:




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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AVALIAR



SEXTA FEIRA é dia de cumprimos a nossa rotina estabelecida na nossa AGENDA SEMANAL.

A simbologia dos Ursinhos da semana, permite aos mais pequenos, rapidamente identificar o dia da semana, indo assim construindo a noção de tempo (presente, passado e futuro) e posteriormente identificar na AGENDA SEMANAL a atividade diária, que hoje é a de AVALIAÇÃO/ARRUMAÇÃO DOS TRABALHOS e PNL.

O nosso planeamento realizado durante a manhã, foi assim "condicionado" tendo em conta esta nossa "Grande atividade" que teríamos que levar a cabo durante este dia; sendo assim a manhã foi passada nas diferentes áreas de trabalho, dando continuidade às atividades que já tinham sido iniciadas:

PNL - Arrumar o livro de histórias e restante material que chega de casa

Foto 1 - Registar no mapa, que trouxemos a história de casa


Foto 2 - Apagar a data do marcador
Foto 3 e 4- Avaliação do livro:  registar o nome da  história, desenhar a parte da história que mais gostaram e avaliar através da simbologia dos ursinhos do PNL


Após todos estes passos, ainda há que ir guardar a história na biblioteca, arrumar a ficha de leitura, marcador e ficha de registo, tudo no seu lugar!

JOGOS COM FIGURAS GEOMÉTRICAS:

Exploramos a outra parte do jogo que veio na SACA das NOVIDADES e familiarizamo-nos, montando imagens com vários graus de dificuldade, com as figuras geométricas

Foto 1 e 2 - Imagem Grau 1: identificar a cor e a forma das figuras que compoêm a imagem
 








Foto 3e 4  - Imagem Grau 2: a forma das figuras que compoêm a imagem



Foto 5 - Imagem Grau 3: Analisar o desenho e identificar o sombreado das figuras que compoêm a imagem

Foto 7 e 8 - Imagem Grau 4 (máximo): Analisar o desenho, imaginar e descobrir as possiveis figuras para completar a imagem 

 
ÁREA DA PLÁSTICA: Acabamos de pintar as páginas do nosso livro "Um círculo pode ser quadrado?"


AVALIAÇÃO DA SEMANA:

Foto 1  - Registo pela Presidente no mapa de tarefas cumpridas

Foto 2 , 3, 4 , 5 e 6 - Análise do mapa de presenças e registo do número de faltas ocorridas nesta semana:

 

Estes momentos de avaliação permitem ao grupo e a cada criança posicionar-se criticamente sobre a sua vinda ao jardim, contando as suas presenças e as suas ausências e ainda posicionar-se sobre o seu desempenho no cargo desempenhado (tarefa escolhida) durante toda a semana: se gostou ou não da tarefa, se esta correu bem ou houve alguns pequenos atributos durante a sua realização, se foi desempenhada (contando o número de vezes) ou não, e porquê.
O cruzamento da sua opinião com a dos colegas, é também uma mais valia, pois ajuda-o a saber escutar e a aceitar pontos diferentes dos seus, alertando-o muitas vezes para pormenores esquecidos, sejam eles positivos ou negativos. E é assim através destas pequenas e simples atividades participadas por todos, que as crianças se envolvem no seu próprio processo de autoavaliação tomando consciência das suas  aprendizagens e do seu desenvolvimento crescente. Esta tomada de consciência e o envolvimento na aprendizagem e na avaliação beneficia, por sua vez, o processo de aprendizagem da criança e favorece os processos de metacognição (desenvolvimento cognitivo)

Concluindo, há que saber escutar, indagar, discutir/contra-argumentar e apresentar soluções/raciocínios lógicos para resolver todas e qualquer situação do dia a dia e nada mais importante do que o processo de avaliação feito em diálogo, co construído e autorregulador, para se desenvolver estas competências.