BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

sábado, 17 de dezembro de 2011


Chegou o dia tão esperado: confraternizar com os colegas, embrulhar os trabalhos realizados e levá-los para casa para partilhar com a família.

BOLACHINHAS DE NATAL:

A ideia surgiu após observarmos as duas revistas novas de Natal, que depois de apresentadas ao grande grupo, foram colocadas para consulta na biblioteca da sala.
As bolachas foram logo descobertas pelo nosso pequeno "guloso" Diego e com a sempre curiosa e interessada Sara:

A ideia foi posteriormente discutida em grupo e rapidamente o recado redigido: cada criiança escolheu um dos ingredientes da receita e desenhou-o no racado que colou no seu vai-vem.



Já no dia seguinte, a manhã passou muito rapidamente: à volta da mesa grande seriamos e agrupamos os vários ingredientes que trouxemos de casa, de acordo, confrontando o que trouxemos com o recado que cada criança colou, escreveu (nalguns casos) e ilustrou no seu vai-vem:

  
AÇÚCAR

 MANTEIGA

FARINHA

E OVOS

MATEMÁTCA COM OVOS:
À constatação do Fábio que afirmou ter trazido dois ovos (mas que afinal eram duas caixas de mei duzia de ovos cada) decidimos pedir a cada criança para contar o número de ovos que trouxe e constatamos que tinhamos tantos e tantos ovos ...

Tantos ovos, que depois de cada criança contar os que trouxe, batemos o número de palmas correspondente aos mesmos, às respetivas crianças:

Comparamos as quantidades trazidas e trabalhamos a correspondência termo a termo:

6 ovos  do Diego e do Guilherme = 6 palmas para o Diego e 6 para o Guilherme

12 ovos do Fábio e do Filipe = 12 palmas para o Fábio e 12 palmas para o Filipe










No final procedemos à contagem total com uma voluntária que se disponibilizou para esta tarefa, que não parecia fácil: 36 ovos


Depois foi só seguir a receita que estava no eccrã do pc e juntar os ingredientes:


E por fim o que nos deu mais prazer: amassar, esticar e moldar a massa para confeccionar as bolachas:

Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox

Após o Almoço regressamos à sala que cheirava tão bem: "manteiga", "ovos", "tostado", "canela", referiam as crianças após inalar o cheirinho quente das bolachas que nos apressamos a comer













Como bons amigos que somos, decidimos partilhar bolachas, distribuindo algumas aos colegas da sala da outra sala da pré A, bem como dos amigos do 1º ciclo que nos ofereceram uma poesia de Natal, com dois principios importantes: AMIZADE e a palavra OBRIGADO:




Para os interessados que elogiram a nossa receitra, podem consultá-la AQUI e ainda deixamos outro endereço para retirarem mais alguimas ideias e trabalherem em familia a culinária com os mais pequenos AQUI

ÁRVORE DE NATAL

Com tantos acontecimentos, a nossa árvore de Natal ficou um pouco atrasada, por isso tivemos que arregaçar as mangas, colando os nossos corações vermelhos que já tinham sido picotados há algum tempo:




CONTO DE NATAL:


Apresentamos o livro que temos que nos tem acompanhado nestes 3 últimos dias. Este livro apresenta 3 histórias diferentes, mas com o mesmo sentido e espirito; estas falam-nos de três meninos com vidas difíceis, três sonhos cheios de esperança. Para algumas crianças o Natal não vem coberto de presentes, doces e de mimos, mas todas as crianças sonham, têm esperança, e por vezes os milagres acontecem ... às vezes sob a forma de uma história.

Para já ouvimos a 1ª história do livro "aos bocadinhos" e ficamos sempre muito curiosos, sobre a personagem principal, um menino chamado ZECA, órfão, que vivia  sempre um Natal muito diferente daquele que nós conhecemos...
Esta história despertou-nos para o verdadeiro espirito de Natal, o da SOLIDARIEDADE e da AMIZADE, da AJUDA ao próximo. 
É uma história muito bonita, repleta de significado que poderá ser explorada com as familias, especialmente nestes próximos anos que se avizinham de tão dificeis!


PRESÉPIO DOS MENINOS DO GRUPO A

Esta foi uma surpresa que os meninos da sala da Profª Amparo quiseram oferecer a toda a comunidade escolar, e que bem que estiveram:


1º ciclo, com a poesia


e distribuindo rebuçados na nossa sala:

CABAZ DE NATAL

O Cabaz de Natal foi selecionado e entregue, à aluna Mariana do 3º ano que muito contente veio dar a noticia à nossa sala.

A todas as familias que contribuiram queremos agradecer, especialmente em nome das crianças para as quais reverterá a verba angariada.


Para aqueles que já vão de férias, desejamos UM BOM NATAL e um especial descanso.
Até ao proximo ano 2012!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

NATAL 2011


Hoje começamos a manhã a refletir sobre os dias que faltam para levarmos as prendinhas que fizemos, para casa. Utilizando o nosso mapa de registo semanal da data foi fácil constatarmos estes dados e chegarmos à conclusão que já não falta muito: contamos  os dias e vimos que só temos mais dois dias. Para os meninos e meninas que definiram projetos (fomo também ler o mapa dos mesmos) há que repensar no que já está ou não pronto.

Em seguida foi tempo de decorarmos com tinta e carimbos a embalagem para lá colocarmos tudo o que realizamos nestes dias. Foi uma euforia, quando distribuimos os trabalhos pelas crianças, que constataram tudo o que já tinham feito e outras tomaram consciência que ainda não tinham acabado os projetos que escolheram. A caixa dos trabalhos para acabar é todos os dias "revistada" pelos presidentes que relembram as crianças que lá colocaram os trabalhos inacabados.


É esta tomada de consciência que ajuda os pequenos a se reorganizarem e a refletirem sobre os compromissos tomados.


Desta forma as nossas mesas de trabalho multiplicaram-se com várias atividades: picotagem, pintura, carimbagem, colagem, embrulhar as prendas, etc. Ufa, que dia em cheio! Os nossos pequenos trabalharam bem e os resultados estão à vista.
Houve até quem já quisese levar hoje tudo para casa, tal era o entusiasmo!

Aqui estão algumas fotos do nosso dia tão preenchido: 















TARDE COM DESAFIOS MATEMÁTICOS:

Para apurarmos o nosso cálculo mental O Pai Natal mandou para a nossa sala alguns desafios para nos pôr à prova.

Com os dedos da mão tentamos resolver os cálculos:

 (3 meias e 5 presentes)


E não foi mesmo nada fácil de acertar nas contas: as meninas estiveram hoje em grande na nossa sala, pois somente algumas acertaram nos cálculos que o Pai Natal tinha proposto.

Espreitem e explorem mais uma vez com as crianças aí em casa, pois é um bom exercicio para exercitar o cérebro.

Desafios de Natal.ppt

terça-feira, 13 de dezembro de 2011


Continuamos os nossos preparativos para o Natal e de acordo com o mapa que realizamos,  fomos registando o que já fizemos. Esta é uma forma de nos organizarmos e de termos afixado no placar de forma visivel a todos o que registamos que pretendiamos fazer e o que já fizemos. Assim nunca nos esquecemos, pois podemos sempre consultar autonomamente o mapa.


O mapa foi todo ele confeccionado em grupo, onde cada criança primeiro registou o seu nome e depois de coladas as fotos das várias prendas referidas pelo grupo, vcada um registou com uma cruz aquela que pretendia fazer. 



De acordo com os interesses, motivações, empenho e persistência de cada um, os materais foram colocados nas várias áreas, à disposição dos interressados para darem lugar à imaginação e criatividade de cada um.

Assim, algumas crianças já acabaram:

POSTAIS DE NATAL:


PRESÉPIOS


ÀRVORES

GRINALDAS DE ESTRELAS




E ainda estão em curso outros projetos:

PAIS NATAL



ANJOS

E A NOSSA ÀRVORE DE NATAL COLETIVA

Para acompanhar todas estas atividades temo-nos feito acompanhar de duas musicas especiais de NATAL: