BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Organização do ambiente educativo - continuação:

Hoje  estivemos empenhados na marcação dos nossos lugares na "Roda dos Amigos", chamao-lhe assim porque é aqui que diariamente em diferentes momentos do dia, o grupo se reune para partilhar experiências, conversas, planeamento das atividades e reflexão do dia passado (atividades) no jardim de infância.
Este é um momento importante em que todos falam, mas também se ouvem e escutam uns aos outros.
Nestes primeiros dias do jardim iremos implementar algumas regras e rotinas, para que todos participem deste momento de forma democrática, sem atropelos, respeitando-se mutuamente.
Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
This free picture collage generated with Smilebox

As crianças com esta atividade tiveram ainda a oportunidade de aprofundar alguns conceitos matemáticos ligados às formas geométricas, ao conceito de número e de conjunto e ainda dialogamos sobre as cores apresentadas, as semelhanças e as diferenças de tonalidade, usando-se os termos - escuro, claro.

A formação e ordenação das imagens em grupos pelo critério da forma, a seleção das imagens para marcar o lugar, a descolgem do papel autocolante e a colagem no lugar, foram procedimentos realizados por cada uma das crianças, umas ajudadas pelos adultos e outras pelos seus pares.
Foi um bom momento de aprendizagem.

O lugar dos cabides andam também desorganizado e provocado alguns pequenos desentendimentos: "aqui é o meu lugar","não é meu!" "O professora, O Elizabete..." é o que vamos ouvindo.
Então mãos à obra todos empenhados para o organizar, identificar e personalizar: mais uma vez utilizamos a nossa identificação - foto e inicial do nome, que colorimos e fomos organizar os cabides, começando pelos mais velhos e ai foi preciso a professora consultar a lista.

Amanhã iremos realizar um registo que nos permita a todo, facilmente identificar quem é o mais velho e o mais novo do grupo.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free slideshow personalized with Smilebox

terça-feira, 27 de setembro de 2011

FESTEJAMOS O 1º ANIVERSÀRIO

O FÁBIO já pertence ao Grupo dos 5 anos!
O pai do´FÁBIO decidiu fazer-lhe uma surpresa e ir visitá-lo ao jardim com um bolo muito especial; este foi feito pelo próprio pai e estava delicioso....
Os amigos da sala cantaram-lhe alegremente os PARABÉNS e no fim lançamos cinco foguetes bem barrulhentos lançamos-lhe muitos beijinhos, que ele concerteza guardará para sempre.
Aqui ficam as respetivas fotos:
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Personalize your own slideshow design

Definição de àreas

Depois, e ainda durante a manhã, começamos a organizar o nosso espaço da sala, o que fizemos com a identificação das áreas de trabalho e o estabelecimento de lotação máxima do número de crianças para aí estarem.
Esta atividade fizêmo-la em grande grupo, dando a conhecer aos mais novos algumas regras de utilização dos espaços e dos materiais.
Foi fácil os mais velhos identificarem os mapas que foram realizados já o ano passado e identificarem o número de crianças que estabeleçemos. Em grupo, após refexão e díalogo um pouco conturbado (pois os mais novos ainda não conseguem prestar e direcionar a sua atenção à criança que fala) lá reorganizar os espaços e ajudar os mais novos na identificação e seleção das áreas para lá trabalharem.


Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
Make a photo album

A importância do estabelecimento desta rotina, prende-se com a necessidade de gerirmos o espaço da sala, bem como o materiais que existem nas mesmas, antecipando conflitos e pequenas brigas pela posse dos materiais, especialmente se existisse um grande número de crianças numa determinada área. 

Com a introdução dos mapas de identificação das áreas, aprendemos:a respeitar as regras, a construir regras de acordo com as necessidades, correspondência um a um, o algarismo escrito e ainda a estabelecer relações de empatia com as crianças que vão rodando nas áreas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CAIXA DOS AMIGOS



Hoje tivemos mais uma atividade à volta da Amizade:
- Fomos buscar a antiga caixa dos Beijinhos (do ano passado) e colocamos lá dentro os cartões que realizamos com os nossos nomes.
- Depois falamos sobre o SER AMIGOS e cada criança partilhou com o grupo o conceito que tem sobre a amizade.

Esta caixinha, ainda não está totalmente pronta, pois iremos remodelá-la aos poucos.
Ela vai acompanhar-nos durante todo o ano e será o nosso modelo para os nossos comportamentos que avaliaremos diariamente.

Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
Photo album created with Smilebox

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AMIGO EM LINGUAGEM GESTUAL









E como as crianças mostraram grande interesse nesta área, prometi-lhes trazer mais algumas palavras/gestos em linguagem gestual.
A escolha da palavra Amigo surge ligada ao nosso projeto de integração, onde estamos a aprender a conhecer-nos e a aproximarmo-nos uns dos outros de forma a mantermos relações próximas de amizade e de companheirismo.
Como fizemos:
1. Vimos o video explicativo
2. Fizemos dois grupos um de cada lado
3. Uma criança de um grupo escolhia outra e dizia-lhe que era sua amiga por gestos
4. Depois o grupo do outro lado fez exatamente o mesmo.

Foi um momento de diversão e de aprendizagem de outras formas de ser e de pensar. Aprendemos que ser Amigo é tocar no coração com as duas mãos e olhar o outro nos olhos, sorrindo!

Depois do lanche ainda houve tempo para executarmos alguns exercicios sensório-motores, explorando as diferentes partes do nosso corpo, ajudando assim os mais novos a identificar e a situar as principais partes do seu corpo.
Através do video/canção: "Cabeça, ombros, joelhos e pés" exercitamos todos os nossos sentidos, aprendendo a memorizar a letra, a situarmo-nos no ritmo e ao mesmo tempo identificar as várias partes nomeadas na canção.
É assim, de forma lúdica e descontraida que aprendemos a ter conhecimento de nós mesmos, do nosso corpo, dos nossos membros e a desenvolver a relação com o outro.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EU SOU ...

E continuamos a nossa semana, aprendendo a conhecermo-nos melhor uns e outros.
No 1º dia da apresentação dissemos o nome, a idade, se era a 1ª vez que andavamos num jardim de infância e ainda se conheciamos alguém da escola.

Hoje os mais novos aprenderam que esse nome que têm pode ser escrito, usando-se uma grafia especial diferente do dsenho, as letras e que essas mesmo letras podem também servir para designar outras coisas ou seres.

Vejamos então o que fizemos:
  • Primeiro a professora apresentou um texto em forma de rimas que muito nos fez rir às gargalhadas, pois o nome nome rimava com outras palavras, algumas que não conheciamos. Ora espreitem e leiam.
RIMAS COM NOMES:

Eu vi o Diego na Chaminé a brincar com o morcego molhado no café.Também lá estava o Daniel com um lápis e papel A fazer um lindo desenho com cores pastel, Para dar à carolina que queria ir nadar na piscina.
 A bruna queria correr mas a menina sara disse que estava a chover, Então o filipe tadeu chamou-as para comer bolinhos doces com geleia.                                          Mas não é que a sua prima Andreia gulosa comeu o pote todo de geleia?                  Ah sua malandra ralhou a mãe, que a mandou para a varanda!
O nelson chegou a escola e resolveu logo brincar com a bola.
A tatiana também lá estava com uma grande sacola com uma banana.                         

O bio Mordeu o bio e com a sua sacola fez uma birra pois não queria vir para a escola, mas o bruno que é amigo deu-lhe a mão e convidou-o a brincar com o nuno e o simão.
A lara e a iara gostam muito de mexer na água e de lavar a cara.

O Nelson e o Yeison que são muito corajosos gostam de ver as cobras Piton , mas o Lázaro que em casa tem um quintal gosta mas é de ajudar a mãe a pôr a roupa no estendal.
Um dia o Lázaro encontrou um cão bárbaro abandonado que tinha perdido o faro. Então a Soraia decidiu dar-lhe um banho na praia e junto com a Jéssica foram consultar o livro da bruxa maléfica para encontrar uma poção secreta.
Brincar é o passatempo favorito da Beatriz que se sente na casinha muito feliz.O guilherme foi ao jardim zoológico e ficou espantado pois lá viu um grande paquiderme, que atirava água a toda a gente.                                                                   A sara que não gostou lá muito dele, chorou e a mãe chamou-a para ela vir lavar a cara.
  • Depois fomos vendo as imagens que estavam no chão e que tinham uma letra especial (a 1ª do nome de cada menino da sala) e uma imagem.
  • Em seguida tivemos que recolher a imagem que tinham a 1ª letra do nosso nome. Os meninos mais crescidos, que já cá andaram, foi fácil, então depois ajudaram os mais pequenos a "pescarem " também a sua letra.
  • Por ultimo, fomos pintar a nossa letrinha (uma grande com pintura e uma mais pequenina com lápis de cor)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BOM DIA

Pois é continuamos com a nossas rotinas que a pouco e pouco estabelecemos:
- Já fazemos um comboio para entrar ordeiramente na sala;
- Sentamo-nos nos nossos lugares na roda dos amigos
- Cantamos a canção dos bons dias

E hoje, com esta canção falamos um pouco nas pessoas que não conseguem falar bem como ouvir, então para se fazerem entender utilizam um código de gestos a que se chama linguagem gestual.
Hoje aprendemos neste código a dizer aos colegas bom dia, primeiro vimos um AQUI e depois reproduzimos os gestos para os colegas, vejam as fotos como nos divertimos.
Depois não ficamos por aqui, porque agora pertencemos a um novo grupo, o grupo dos AMIGOS DO JARDIM DE INFÂNCIA DA LOMBA, queremos darmos a conhecer aos outros, de que forma?

Aprendemos com o vídeo "Amigos diferentes" que cantamos uma e outra e outra vez (as solicitações eram tantas...) que:
- Todos somos diferentes na aparência fisica: observamos que uns têm cabelo castanho, preto e outros loiro; uns mais baixinhos e outros mais altos, uns têm olhos verdes e outros castanhos, mas também chegamos à conclusão que:

- Somos todos meninos e meninas do JI da Lomba, que estamos todos na mesma sala (B) e que somos AMIGOS.

Estas foram as nossas primeiras evidências àcerca das nossas diferenças e semelhanças que posteriormente abordaremos com maior pormenor.

A seguir convidamos as crianças a deixarem a sua marca, que é unica, dos pés e das mãos para posteriormente realizarmos o nosso portefólio de impressões digitais dos Amigos do JI da Lomba.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

As Àreas e Espaços na sala:

Hoje, debruçamo-nos a conhecer mais pormenorizadamente os espaços da sala. Começamos logo pela manhã após a rotina dos bons dias; os mais crescidos que já andaram na pré o ano passado, mostraram aos pequenos às áreas da sala e a multiplicidade de atividades que aí podem ser realizadas.
Durante as atividades da manhã cada uma destas crianças ficou responsável por partilhar uma área de trabalho com uma criança nova na sala. É assim o nosso trabalho cooperativo: os mais velhos acarinham e ajudam os mais novos a situarem-se no novo espaço, para se dele apropriarem com gosto e partilharem experiências.

 



Porque ser Amigo, é também receber os novos colegas no seu espaço, acolhê-los com a partilha das suas experiências e ajudá-los a crescer neste novo espaço que a pouco e pouco aprenderão a dominar.

RECEBER    ACOLHER    PARTILHAR     AJUDAR  

Durante este ano estes serão os valores que iremos acolher diariamente na nossa sala, para juntos nos organizarmos e respeitarmos, neste espaço que é de todos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Inicio da 1ª semana de Actividades


Começamos o dia (re) aprendendo a canção dos bons dias, que para aqueles mais ensonados os fez despertar com curiosidade para o ritmo agradável da musica e para o colorido das imagens sugestivas do vídeo.
Ora espreitem e aprendam cantando com os vossos filhos lá em casa:


Objetivo: Aprender a saudar os colegas e situar-se nas diferentes rotinas diárias.

Avaliação da actividade / Reflexões finais:

De uma forma divertida situamo-nos na melodia da música, adaptando-nos ao seu ritmo, gesticulando e batendo palmas, saudando os amigos e os adultos da sala. Foi uma forma divertida de iniciar o dia.
Esta será a nossa primeira rotina diária de todos os outros dias que virão.
As canções no Jardim de Infância:

Para além do seu carater prazeroso para as crianças, as canções têm também um carater formativo contribuindo para o desenvolvimento em vários dominios: no desenvolvimento da linguagem expressiva/falada, incentivando a capacidade de expressão, introduzindo novo vocabulário, levando à correta pronuncia das palavras; desinibindo comportamentos, apelando ao sentido de grupo e de vivência democrática, fortalecendo as relações de amizade; aumenta e desenvolve processos cognitivos, incentivando uma maior atenção, treinando-se a memória auditiva, pois a própria melodia acompanhada de refrão repetitivo fomenta o poder de concentração, sendo mais fácil "guardar" o texto melódico. A diminuição do stress e o relaxamento são outros fatores positivos.

O Vai-Vem:
Será a nossa caderneta escolar, onde irão as nossas informações para casa, atividades para realizar com as familias, canções, poesias, avisos, etc. Os pais deverão também usar este caderno sempre que necessitem de comunicar algo ou necessitem de alguma informação.
E porque todas as crianças devem de estar implicadas em tudo o que lhes diz respeito, hoje iniciamos a personalização de cada um dos cadernos (vai-vem). Iniciando assim as crianças à apropriação deste objeto como sendo algo pessoal importante, que o acompanhará durante todo o ano letivo.

Para concretizarmos esta atividade foi necessário as crianças realizarem alguns passos:

Jogo do barralho das fotos (onde cada um pescou do barralho um foto e depois descreveu o seu colega, para que este a fosse buscar)

1º- Selecção do desenho de identificação (menino ou menina);
2º- Pintura do mesmo
3º - Escrita do nome
4º - Decoração da folha de identificação e colagem no caderno
5º - Colagem da foto
6º - Colocação da capa plástica no caderno
 Após algum trabalho, por fim ficou pronto o nosso "vai-vem". Esperamos que os Pais o estimem, o consultem e o usem.

Aqui ficam as fotos que ilustram a nossa atividade

domingo, 18 de setembro de 2011


Espreitem e vejam. Aqui estão na sua primeira apresentação, ainda timida, mas alegre e partilhada pelo lançar do novelo, que de mão em mão seguiu, emaranhando-se no chão, tecendo lentamente uma teia, que à semelhança da da aranha, nos "agara" e nos "envolve" para assim durante o proximo ano letivo, funcionarmos como grupo, coeso, amigo e atento às necessidades de todos os elementos do mesmo.

Objectivo: Apresentar-se aos outros através da metodologia de jogo, desinibindo comportamentos.

Avaliação da actividade / Reflexões finais:

1. Todos somos necessarios nesta teia, a união faz a força: alertamos para o facto de todos sermos necessários para manter a rede esticada, se alguém largasse o fio a rede ficava frouxa. É um trabalho levado a cabo por todos; depende de todos e ao mesmo tempo da vontade de cada um.


2. A rede também simboliza a segurança, tal como a dos trapezistas no circo; com uma rede feita de nomes, rostos e qualidades postas ao dispor do grupo para que ele funcione (durante o ano letivo e em posteriores tarefas de equipa), podemos sentir-nos mais seguros do que se tivermos de enfrentar sozinhos este desafio.


3. Levando mais longe ainda este símbolo da segurança, a rede pode ser o colchão que ajuda a conciliar e a abrandar as situações de conflito que possam surgir na escola, transmitindo segurança a todos os que desejam ser escutados e atendidos. 

O 1º Dia foi assim:

Pois é, sempre chegou o grande dia, para pequeninos e graúdos.

Uns mais saudosos, outros mais confiantes,

Uns mais curiosos, outros mais distraidos

Uns mais sonolentos, outros mais energéticos

Mas é mesmo assim o grupo de crianças de um jardim de infância, todos diferentes! E é isso que faz o nosso trabalho ser tão especial.

Ora vejam como somos:
O que fizemos neste dia:                                                                  
Apresentamo-nos aos colegas, através do jogo do novelo, dançamos ao son da musica dos amiguinhos do Batatoon, fizemos um comboio de mãos entrelaçadas e percorremos a escola, para ficarmos a conhecer todos os espaços, visitamos os colegas de cada sala do 1º ciclo, dando-nos a conhecer, após o 1º lanche da manhã ao lado dos colegas da sala, fomos ao recreio, onde corremos, brincamos, saltamos, rebolamos, rimos.... e depois mais tarde fizemos um boneco de enfiamentos de gomas que levamos para casa para saborearmos depois do almoço. E ufa, ufa, que bom foi rever a mãe, o pai ou a avó que chegou, logo logo ao portão da escola.
E assim despedimo-nos com um até 2ª feira, que será o nosso 2º dia no jardim. 

 

sábado, 17 de setembro de 2011


Clique na imagem

Comunica-se aos Encarregados de Educação das crianças de 5 anos, que está disponivel para aquisição o manual de exercícios da Porto Editora: “Papagaio mágico"

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

BEM-VINDOS

Amanhã estenderemos a passadeira vermelha para rececionarmos com grande alegria os nossos meninos e meninas, que regressam ao jardim de infancia após umas valentes férias  merecidas e especialmente aos mais pequenos, que ingressam pela primeira vez no nosso estabelecimento.

Cá esperamos todos com muitos sorrissos ! Até amanhã!

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

A adaptação da criança é importante, não só para o desenvolvimento da sua autonomia, no sentido da aquisição de novos conhecimentos, como no estabelecer novas relações, ao nível de integração, em qualquer outro tipo de grupo ou espaço.


No Jardim de Infância as crianças passarão por várias e diferentes fases de adaptação:
- Relação das crianças para com novas crianças
- Relação das crianças com a Educadora e outros adultos;
- A criança e os novos espaços e os materias;
- A criança e as rotinas, horarios e regras de conduta




Na escola não há uma primeira vez. Existem várias primeiras vezes - tantas quanto as transições de ciclo. Mais uma corrida, mais uma viagem, mais uma mudança, mais uma adaptação. Cada novo ciclo volta a ser como o primeiro dia de escola - a ansiedade, o medo de falhar, as expectativas.

Quanto mais radicais as mudanças, maior a angústia. Os recém chegados alegram-se com as novidades, desorientam-se com as mudanças e têm de aprender a lidar com rotinas diferentes. E qual a melhor maneira de iniciar a carreira escolar? como é que os novatos vão apetrechados para a inauguração de mais um percurso? O que devem levar na bagagem? É que estes são, dizem os psicólogos, anos de maior risco. E não há nada como começar com o pé direito. E aos 3 anos a estreia é total.

Os Primeiros dias tornam-se assim fundamentais para o sucesso do ano escolar, para que todos os outros dias do ano, se tornem motivo de sorrisos em vez de lágrimas,

Aqui deixamos às famílias alguns conselhos que permitirão integrar com maior segurança a criança nas actividades diárias do Jardim de Infância:

-  A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;

-  A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo, por isso ao portão da escola, não prolongue as despedidas, para não angustiar a criança, mas antes passe-lhe uma mensagem de confiança, dizendo-lhe que a escola vai ser uma coisa boa, onde vai aprender e fazer novos amigo;

- O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola; a ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;

 - Cabe à mãe entregar a criança ao adulto que a recebe, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o adulto com o encargo de retirar a criança do colo da mãe; 
- Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
- Se a criança, especialmente as mais pequenas,  sentir necessidade nos primeiros dias, deixe-a levar um objecto de transição, como um brinquedo, um boneco ou uma fralda.

- Devem de ter outros cuidados durante período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animal de estimação;

 - Evite comentários sobre a adaptação da criança na sua presença;
- Incentive a criança a procurar a ajuda da sua educadora quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;

- A Educadora atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;

- Manteha uma boa relação com as escola e professoras, pois esta é muitas vezes o segredo do êxito escolar da criança, da sua alegria e da sua segurança afectiva.

- Fale sempre, ao seu filho, do Jardim de Infância de uma forma positiva, mostrando que está contente e que confia nos profissionais.

- O diálogo com a educadora dos vossos filhos é fundamental. Comunique todos os fatos que entenda serem importantes sobre o desenvolvimento do seu filho.
- Mantenha um cuidado diário ao ver a mochila e o Vai-vem, pois as informações ai constantes são importantes. Tudo o que é aí registado pela Professora é também do conhecimento da criança.

- Utilizem o dia de atendimento marcado pela Professora, para obterem mais informações sobre o desenvolvimento do vosso(a) filho(a) e se possivel não interrompa as actividades que estão a decorrer.

- Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;

- O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente, por isso é de evitar a comparação com outras crianças.

- Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)

- É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente, pelo que os pais não devem se  mostrar demasiadamente preocupados


 UM BOM ANO A TODOS.








Conto infantil
  As Aventuras de um Passarinho Sonhador 

Certo dia, um passarinho,
tendo caído do ninho,
escondeu-se por detrás dum arbusto
julgando-se forte e robusto.
Decidiu então
viajar pelo mundo,
e, de mansinho,
foi de arbusto em arbusto,
entregue a um sonho profundo.
Encontrou um coelhote
já um pouco entradote
que lhe quis dar abrigo.
Coitado do passarito!
O coelho estava faminto.
Já na toca do coelho,
sentiu-se enclausurado
e resolveu fugir
olhando o coelho para outro lado.
Correu dias a fio,
já se sentia cansado…
Parou junto ao rio
Caiu e ficou molhado.
Por ali passava um cão
esperto, espertalhão,
convidou-o a acompanhá-lo.
Bela quinta o esperava,
não viu o passarinho
que queriam enganá-lo.
Chegados então à quinta,
viu muitos animais
Patos, porcos, vacas,
e outros tantos que tais,
mas não viu sequer pardais.
Logo estranhou o passarinho
quando o rodearam.
Cheirando-o todinho
a ele se atiraram.
Mas de entre a algazarra,
esgueirou-se o pobrezinho,
e enquanto bulhavam,
seguiu ele o seu caminho.
Depois de muito pensar,
decidiu regressar.
Era mesmo o mais prudente,
ficava mais quentinho
dentro do seu ninho.
A mãe o alimentava
e com mimo o tratava.
Só um dia,
sendo uma grande ave,
dali sairia,
pelo mundo viajaria.
De cabeça deitada
sonhava, sonhava…
enquanto a mãe o acarinhava.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

A ESCOLA

Partilho um breve texto de um dos meus autores favoritos que em forma de magia, com a suavidade das palavras nos enreda e no enche a alma, como também nos leva a refetir sobre os valores sociais e éticos que permitimos que conduzam a nossa vida.

Leiam, saboreiem e reflitam.


HÁ ESCOLAS....

Há escolas que são gaiolas e escolas que são asas...

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono.

Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.

O que elas amam são pássaros em voo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
O voo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado.
"

Rubem Alves in "Estórias Maravilhosas de Quem gosta de Ensinar"
 
Porque como o mesmo autor nos diz no título do seu livro, a escola que nos fará crescer enquanto cidadãos conscientes, coerentes, capazes e equilibrados é certmente aquela que assenta os seus objetivos nos quatros pilares mais importntes da educação e que deixam criatividade para a criança: APRENDER, FAZER, CONVIVER e SER! 

E vós familia, que escola querem para os vossos filhos? Não será preciso muito tempo para responder!

Como imaginam essa escola de "voos largados" em que "passaros" crescem a cada dia, e tal como os verdadeiro pássaros miam no ninho com fome, estes nossos pequeninos também têm fome. Uma fome de saber, que se materializará brincando com os outros. Primeiro no ninho, qual passarinhos envergonhados, mas depois já mais despertos para novos vôos e descoberta de novas aprendizagens, que se farão, somente se lhes dermos possibilidades para "voar", pois só aprende a voar, quando lhes damos asas e permitimos assim, tal como a mãe pássaro, que as nossas crianças se aventurem por si mesmas. Pois o vôo da aprendizagem, é um vôo intimo, em que as emoções são sentidas através da adrenalina do momento, que pode ser unico, aos olhos de quem sobrevoa as mais lindas paisagenn que  se avizinham.

Pais, vós que inscrevestes os vossos filhos neste jardim de infância, este foi o primeiro passo para os deixarem se aventurar e crescer. Muitos outros caminhos se abrirão neste novo ano escolar, com desafios, e para os mais pequninos talvez uma ou outra lagrimita de saudade, que facilmente será apagada com a persistência e o carinhos de todos nós. Pois todos estamos cá para embarcarmos neste vôo. Seremos para os mais pequenos um "paraquedas" que estará pronto a abrir e amparar algumas quedas.

E para que as quedas sejam mais suaves, deixaremos alguns pequenos truques que até o menos mágico conseguirá realizar.

até breve!

REUNIÃO DE ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO:

Olá Família:

Dia 15 iniciaremos o novo ano escolar com a reunião de Encarregados de Educação, que se realizará na cantina da nossa escola pelas 9 horas.

Contamos com a presença de todos e com novas sugestões para os nossos pequeninos que regressam e os novos que inicam pela primeira vez .
Cá estaremos com muitos sorissos para partilhar.